Rejeitar Jesus pelo Judaísmo?

#399

Rejeitar Jesus pelo Judaísmo?

Caro Dr. Craig,

No dia 05 de janeiro eu fiz uma declaração que eu não permitiria que dúvidas em relação a Jesus entrassem em minha vida. Jesus parece ser a melhor escolha e é nisso que eu vou acreditar e eu vou reavaliar no final do ano. Bem, alguns dias depois de ter feito essa afirmação alguns livros do Rabi Tovia Singer (Let's Get Biblical) que eu pedi anteriormente chegaram e eu não consegui me aguentar e comecei a lê-los. Eu odeio que eu seja tão inconsistente, mas eu não vou pedir desculpas por ansiar pela verdade.

Eu recebi dois livros e estou atualmente a cerca de 2/3 do caminho do primeiro livro. Eu tenho que dizer que o que estou lendo é de abrir os olhos e muito convincente. Uma das piadas que o Rabino Singer conta é "Por que existem os mórmons? Para que o cristão saiba o que judeu sente". Eu já debati com alguns mórmons em minha vida e eu basicamente disse a eles que não posso aceitar os ensinamentos de Joseph Smith porque a Bíblia não permite. No tempo que eu assumi que as profecias do Antigo Testamento sobre Jesus eram verdadeiras, eu sabia o que Jesus e os apóstolos ensinaram e eu sabia que no livro do Apocalipse diz que você não deve adicionar ou tirar a mensagem do evangelho.

A Bíblia é a minha autoridade e porque não há nenhuma profecia sobre Joseph Smith e porque o que Jesus fez foi o suficiente para minha salvação, não há nenhuma maneira que eu possa aceitar os ensinamentos do mormonismo. O que eu estou descobrindo através da leitura desses livros que eu comprei e ouvindo debates entre Rabino Singer e outros cristãos é que essencialmente a mesma coisa está acontecendo. O judeu mantém que o Antigo Testamento é a Palavra de Deus e na sua opinião, Jesus não é o Messias. As escrituras que os cristãos se apegam no Antigo Testamento para testemunhar de Jesus foram todos alterados pelos primeiros cristãos. A Bíblia que a maioria dos cristãos possuem não reflete a Bíblia hebraica quando se trata de predizer Jesus vindo, o nascimento virginal, a trindade e a necessidade de um salvador sacrificial.

Os debates que eu tenho visto até agora mostram que o cristão confia mais na sua experiência pessoal (a conversão de Paulo e o fato que existem milhares de milhões de cristãos) mais do que nas escrituras do Antigo Testamento. O cristão quando confrontado com estas discrepâncias realmente não possui nenhuma outra resposta além do que eu conheço a minha experiência e o que Jesus fez por outras pessoas; portanto, eu sei que [o cristianismo] é verdadeiro.

Dr. Craig: você está familiarizado com esses livros do Rabino? Pode me ajudar a ver que o que ele está ensinando de errado, já que agora eu estou definitivamente inclinando-me para o judaísmo em vez de para o cristianismo. Por quê? Porque assim como fui enfático em ficar do lado da palavra de Deus quando eu debati com os Mórmons, eu acredito que os judeus parecem estar certos em sua posição sobre a Bíblia hebraica e, portanto, em rejeitar Jesus. Para mim, a experiência não significa nada se não puder ser apoiada pela escritura, especialmente quando minha experiência tem sido medíocre na melhor das hipóteses.

Se você puder fornecer-me qualquer coisa para combater o que o rabino Tovia Singer está ensinando, por favor me fale, e eu definitivamente vou lê-la ou ouvi-la.

Obrigado,

Don

- país não especificado

- country not specified

Convidei Drew Mazenec, um membro da minha classe Defenders, com um pano de fundo considerável no judaísmo para resolver a sua pergunta, Don. Eu vou resistir dizer mais, mas simplesmente mencionar que uma vez eu tive um breve diálogo com o rabino Singer no programa do Lee Strobel, "Faith on Fire" há alguns anos, que pode ser encontrado no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=QqfuPGeZQbY. Eu acho que você vai ver quão diferente é a minha abordagem a estas perguntas do que a sua.

WmLC

Caro Don,

Obrigado por sua pergunta. Eu aprecio sua franqueza como alguém que procura conhecer a verdade, e se recusa a pedir desculpas por isso. Eu queria que mais cristãos estivessem dispostos a aprender tanto com pensadores cristãos quanto com não-cristãos. Pessoalmente, já fiz aulas com rabinos da reforma, conservadores e ortodoxos, aprendendo o que cada um tem a dizer sobre o que significa seguir a Deus.

Meu próprio estudo do judaísmo rabínico me deu uma visão mais profunda em minha própria fé. Há muitas coisas que os cristãos podem aprender com os rabinos ortodoxos. Desde o seu respeito com o sábado, sua apreciação da Bíblia na sua língua original, até o sistema educativo, os rabinos fornecem grande insight de como os cristãos podem viver mais fielmente.1

Eu estou muito familiarizado com as objeções rabínicas ao cristianismo, em particular com os argumentos de Tovia Singer. Ouvi sua série de áugios Let's Get Biblical,2 e tenho tentado fazer com que mais apologistas cristãos entendam por duas razões. Primeiro, Singer mostra-nos que somos muitas vezes excessivamente céticos sobre os escritos e ensinamentos das seitas. Apologistas contrasseitas irão zombar dos Testemunhas de Jeová por acreditar que Jesus voltou invisivelmente em 1914, mas não conseguem perceber que muitos preteristas acreditam que tal evento ocorreu no ano 70 d.C. De fato, Singer usa muitas das técnicas, ilustrações e frases de efeito do movimento contrasseita cristão em seu próprio material.

Singer também desafia as interpretações da Bíblia que os cristãos muitas vezes supõem ser autoevidentemente verdadeiras. Esses outros insights sobre a interpretação bíblica nos forçam a ler a Bíblia com muito mais cuidado. Por exemplo, o final do Salmo 2 pode ser traduzido como "beijar o filho" ou "ansiar por pureza", dependendo de quanta influência aramaica se pensa que o autor tinha. Diferente do grego, o hebraico antigo é uma língua onde um pequeno vocabulário tinha de expressar uma ampla gama de significados. Isso significa que palavras e frases em hebraico podem ser interpretadas de inúmeras maneiras.Os rabinos tentaram encontrar todas as maneiras que se pode interpretar uma passagem, razão pela qual a rabínica é uma disciplina tão divertida.

Quando eu estudei a Bíblia sob [a supervisão dos] rabinos ortodoxos, muitas vezes eu perguntava "o que você acha sobre tal e tal interpretação?" Inevitavelmente, havia algum rabino em algum lugar que compartilhava a mesma visão que eu tinha a respeito de como a passagem era para ser interpretada. É por isso que fiquei intrigado quando Singer ficou alegando que os rabinos rejeitaram por unanimidade interpretações cristãs de certas passagens. Isso não é verdade, e ninguém menos que J. Immanuel Schochet admitiu isso. Ele disse que "[os cristãos] ficam republicando livros em que citam numerosas passagens do Talmud, Midrash, Zohar, comentários bíblicos judaicos e outras obras, para validar seus argumentos. Devemos agora apagar essas citações de nossa herança?"3 O rabino Simcha Pearlmutter deu uma palestra onde ele argumentou que até mesmo algumas liturgias rabínicas apontam claramente para Jesus.4

Os rabinos também acreditavam que muitas passagens tiveram numerosos significados.5 Considere Gênesis 37:18, onde os irmãos de José conspiram contra ele para matá-lo. De acordo com os rabinos, este versículo significa que os irmãos de José tentaram causar a morte de José desde longe, atirando flechas para ele, então incitaram cães contra ele. Quando isso falhou, eles decidiram matá-lo diretamente. Ainda de acordo com os rabinos, esse versículo também significa que os irmãos de José pensaram que José conspirava matá-los. Desta forma, os irmãos estavam agindo em legítima defesa.6 Os rabinos, então, zombam dos escritores do Novo Testamento por aplicarem Oséias 11:1 a Jesus.

Existem algumas inconsistências como Michael Brown assinalou em suas palestras. Eu resumi o seu caso em um vídeo que fiz. Singer se esquece de que o Antigo Testamento tem muitos dos mesmos "problemas" que ele encontra no Novo Testamento.7 Por exemplo, os rabinos conciliam a passagem de Êxodo 20 de "lembrar do sábado" com a passagem de Deuteronômio 5 de "guardar o Sábado", dizendo: "Deus disse as duas coisas ao mesmo tempo".8 Se você desse ao Novo Testamento esse tipo de margem de manobra, isso seria bastante fácil de harmonizar também.

Singer também acredita que o texto massorético do Velho Testamento é o original, e que a Septuaginta e o Pentateuco Samaritano são corrupções do texto. Em círculos acadêmicos, tal posição é marginal, na melhor das hipóteses.9 A descoberta dos Manuscritos do Mar Morto revelou que durante o segundo templo do período tardio, não havia uma variante do texto, mas diferentes textos cujas pequenas diferenças refletiam as tendências das diferentes divisões que eles possuíam. Emanuel Tov (que não é um cristão) escreve sobre isso em Textual Criticism of the Hebrew Bible, onde ele aponta que dos exemplares da Bíblia encontrados em Qumran (todos escritos em hebraico), cerca de 35% foram considerados protomassoréticos, 5% seguiam a Septuaginta, 5% seguiam o texto Samaritano, e o resto não estava alinhado com qualquer um destes três.

Considere este gráfico acessível para a história textual da Bíblia hebraica. O Texto Massorético (MT) é algumas gerações depois da Septuaginta (LXX). Isso não quer dizer que a Septuaginta é mais próxima ao original do que o texto Massorético, mas que ambos saem de uma fonte agora perdida (lost) para nós.

Eu também não recomendaria o judaísmo se alguém quiser ser fiel à Bíblia. A passagem-chave no Talmud que define a visão dos rabinos da Bíblia é a história do forno de Achnai [ou Akhnai] em Bava Metzia 59b.10 Nele, o rabino Eliezer traz muitas provas da Bíblia para a sua posição, mas os sábios não foram persuadidos. Ele invocou milagres, mas os sábios não ouviam milagres. Finalmente, ele disse: "Se a Lei é comigo, deixe que uma voz venha do céu e diga isso". Deus falou do céu que o rabino Eliezer estava certo, e os sábios disseram "Nós não ouvimos uma voz do céu, já que há muito tempo nós aprendemos que a Torá não está no céu. Deve-se inclinar a maioria". O interessante aqui é que a prova textual vem de Êxodo 23:2, que de acordo com a tradução Artscroll afirma: "Não seja um seguidor da maioria para o mal; e não responda a uma queixa por ceder à maioria para perverter a lei."A passagem diz claramente para não ir com a maioria, e os rabinos interpretaram isso como dizendo "vá com a maioria".


O cristianismo tem poderosa evidência a seu favor, totalmente a parte das provas textuais messiânicas. A evidência da história é bastante poderosa, como o Dr. Craig explica em seu debate com Jamal Badawi.11Gary Habermas também dá uma defesa poderosa em suas palestras.12 Singer irá responder de que o Novo Testamento é a-histórico porque a maioria dos estudiosos céticos acreditam que ele contém contradições. Primeiro, Michael Brown mencionou que as dificuldades bíblicas do Antigo Testamento são pelo menos tão difíceis quanto as do Novo Testamento. Por experiência própria, na Sociedade de Literatura Bíblica, a corrente acadêmica é significativamente mais crítica do Antigo Testamento por conter erros e anacronismos do que o Novo Testamento. Independentemente disso, Shabir Ally tentou essa tática das "contradições" em um debate com o Dr. Craig, e não deu muito certo para ele.13

Até mesmo a maioria dos acadêmicos ateus reconhecem os fatos básicos da autoimagem radical de Jesus e da ressurreição dentre os mortos. Em relação ao Antigo Testamento, os estudiosos ateus acreditam que tem um pouco de história cercada por lendas e mitos. Dois historiadores judeus ortodoxos do Novo Testamento, Geza Vermes e Pinchas Lapide,14 disseram que sobre a base das evidências, eles estavam convencidos de que Jesus ressuscitou dentre os mortos. O êxodo dos israelitas do Egito, por outro lado, é rejeitado quase universalmente pelos estudiosos liberais e ateus como uma lenda inventada por volta da época do exílio babilônico.15 Portanto, eu gostaria de desafiar qualquer rabino com a alegação de que a evidência para a autoimagem radical de Jesus supera tão vastamente as evidências até mesmo para a existência de um Moisés histórico. Baseado em que eles acreditam no último e rejeitam o primeiro?

Agora vamos para os recursos:

Concordo de que a maioria dos cristãos tem se dado muito mal quando debatem Tovia Singer, assim como a maioria dos pastores tem ido muito mal quando debateram céticos como Christopher Hitchens. Eles agem como se tudo o que eles têm de fazer é contar algumas histórias e proclamar o nome de Jesus e o Espírito Santo fará o resto, o que é teologia ruim. Dr. Craig, por outro lado, leva debates muito a sério, e é por isso que ele é tão bom nisso. Michael Brown também é hábil em debater com rabinos, e ele fez um debate de rádio de 90 minutos com Tovia Singer.16

Outra boa fonte é uma série de áudio que Michael Brown fez em resposta ao Singer, chamado Countering the Counter-Missionaries.17 Ele também tem um compêndio para a série de 5 volume chamado Answering Jewish Objections to Jesus.18 Em relação à tradição rabínica, Shawn Lichaa (também um não-cristão) escreveu um pequeno livro sobre como os rabinos violam o significado do Antigo Testamento chamado As It Is Written.19 Você não pode errar como Em Defesa de Cristo e o The Case for the Real Jesus [Em Defesa do Cristo Verdadeiro] de Lee Strobel. O vídeo Isaiah 53 Controversy [a Controvérsia de Isaías capitulo 53]é uma resposta aos rabinos sobre Isaías 53 e por que a interpretação deles entra em um confronto horrível com o contexto circundante.20

Finalmente, eu suspeito que a sua experiência medíocre é o verdadeiro motivo da questão. Você é um membro de uma igreja? Você faz parte de um pequeno grupo? Se assim for, o que os membros companheiros de grupo acham que está acontecendo? Precisamos apoiar um ao outro como parte de uma comunidade de crentes. Estudar sob rabinos ortodoxos me ajudou a descobrir algo estranho sobre nossa psicologia. Os mesmos argumentos contra Jesus que pareciam tão poderosos quando eu os ouvi no Kollel judaico pareciam bastante fracos quando eu os repeti aos meus amigos cristãos. Os argumentos não mudaram, mas o seu impacto e plausibilidade alteraram dependendo do ambiente que eu estava quando eu pensei sobre eles.

Eu suspeito que é por isso que quase todos os casos em que um apologista entra em apostasia, ocorrem quando o apologista tenta enfrentar sozinho. Apologistas “lobos solitários” são tolos, e muitas vezes desmoronam sob pressão. Mais uma vez, todos precisamos fazer parte de uma comunidade de crentes, tirando força espiritual um do outro e reforçando uns aos outros através de incentivo e prestação de contas.

בשם ישוע המשיח צדקנו

(Em Cristo),

Drew

P.S. O Mormonismo tem problemas muito maiores do que a adesão à escritura. A arqueologia, lingüística, e testes de DNA contradizem fortemente reivindicações em ensinamentos mórmons. Você já não se perguntou por que nunca há mapas na parte de trás do Livro de Mórmon?



Notas:

1 Este canal YouTube tem vários vídeos sobre este tema.

2 Disponível gratuitamente no site do Singer: Outreach Judaism.

3 The Professor, Messiah, & Scandal of Calumnies.

4 Eu acho que a parte mais interessante é a piyut em versões mais antigas da liturgia do Yom Kippur

5 Dê uma olhada na seção de PaRDeS do primeiro The Messianic Believers First Response Handbook

6 Artscroll Chumash, Página 203.

7 Considere sua palestra Unequal Weights and Measures.

8 Esta harmonização está até mesmo na seção da liturgia de sexta à noite chamada Lechah Dodi

9 A Bíblia dos manuscritos do Mar Morto dá 233 lugares onde os Manuscritos do Mar Morto concordam com a Septuaginta contra o Texto Massorético.

10 Aqui está uma tradução rascunho e pronta

11 The Concept of God in Islam and Christianity

12 The Resurrection Argument that Changed a Generation of Scholars

13 Será que Jesus ressuscitou dentre os mortos? Confira a resposta do Dr. Craig a essa acusação na seção de refutação

14 Gary Habermas menciona isso em seu debate com Ken Humphreys. Lapide admite sua crença na ressurreição de Jesus perto do final doThe Resurrection of Jesus: A Jewish Perspective. Eu acho que a admissão por Geza Vermes está noThe Resurrection: History and Myth.

15 Por exemplo, Mordecai Kaplan acredita que o Êxodo foi a-histórico e que o pentateuco foi editado um pouco tarde. The American Judaism of Mordecai M. Kaplan, página 309.

16 Tovia Singer Debates Dr. Michael Brown.

17 Countering the Counter-Missionaries

18 Answering Jewish Objections to Jesus

19 As it is Written: A Brief Case for Karaism

20 The Isaiah 53 Controversy

William Lane Craig