Aparições da ressurreição no final prolongado de Marcos

#470

Aparições da ressurreição no final prolongado de Marcos

Dr. Craig,

Sou brasileiro e fazendo uma pesquisa sobre o Jesus histórico encontrei alguns artigos escritos por você. Confesso que fiquei surpreso com o dom que Deus lhe deu para explicar e discutir sobre Cristo. Minha razão para escrever é em relação a uma dúvida de que está mexendo com a minha fé e Jesus Cristo. Eu sou um servo de nosso Senhor Jesus desde criança, mas, por algum tempo, muitas perguntas tomaram minha mente, o que significava que eu comecei a pesquisar a Bíblia e os escritores do evangelho. Com esta pesquisa, descobri que a Bíblia contém várias falhas, mas nada que chegasse abalar a minha fé. No entanto, descobri que a passagem no livro de Marcos que trata da aparição de Cristo aos seus discípulos depois da ressurreição não existia nos primeiros códices canônicos, e mais tarde entrou na igreja. Desta forma, tendo em conta que o evangelho de Marcos é o mais antigo (me corrija se eu estiver errado) e os outros evangelhos usaram Marcos como uma fonte, a questão que permanece em minha mente é: Não seria possível que os outros evangelhos também tenham interpolações? Será que muitas das passagens dos Evangelhos não são interpolações posteriores feitas pela igreja para alcançar seus próprios interesses? Eu gostaria que você me ajudasse Dr. Craig, porque confesso que muitos de seus artigos me ajudaram em minhas dúvidas e também confesso que esses pensamentos são involuntários, eles aparecem como ondas em minha mente e eu não posso controlar. Eu amo o Senhor Jesus e não quero perder a minha fé em Cristo.

Saudações

Jonathan

Brasil

Brazil

Tendo lidado com algumas questões filosóficas bastante difíceis nas últimas semanas, eu acho que é bom responder uma pergunta bíblica direta para mudarmos. Melhor ainda pelo fato de vir de um dos nossos muitos amigos no Brasil!

O que você está se referindo, Jonathan, é o fato de que alguns manuscritos, nomeadamente os pertencentes aos textos bizantinos e ocidentais, terem um final mais longo para o Evangelho de Marcos, que inclui o que parece ser uma pincelada de aparições da ressurreição compilados a partir de outros Evangelhos. Podemos ser gratos que não somos dependentes de apenas uma família de manuscritos para o nosso texto do Novo Testamento, mas também têm famílias textuais mais antigas e mais confiáveis. Ao comparar textos pertencentes às famílias bizantinas, alexandrinas, cesarianas, e ocidentais de textos uns com os outros, os estudiosos textuais são capazes de reconstruir a redação dos documentos originais do Novo Testamento com uma precisão de cerca de 99%! O Novo Testamento é o livro mais bem atestado na história antiga, tanto em termos do número de manuscritos quanto em termos de proximidade da data desses manuscritos até a data do original.

Além de interpolação do texto ocidental do final longo de Marcos, as variantes textuais mais interessantes nas narrativas da morte e ressurreição de Cristo são as chamadas "não-interpolações Ocidentais." Este circunlóquio implica que há interpolações nas outras famílias textuais que não devem ser encontradas no texto Ocidental. O texto ocidental tem uma leitura mais curta do que os outros para alguns versos. A questão é: será que os outros textos interpolaram algo que não estava no original ou se o texto ocidental deixa algo de fora que estava no original? Estudiosos do século XIX tendem a favorecer o texto ocidental menor como sendo o original, mas hoje a maioria dos estudiosos consideram o texto ocidental, em muitos casos, como tendo abrevidado o original.

A maioria destas variantes são insignificantes. Por exemplo, apesar do texto ocidental, a maioria dos estudiosos aceita que o original do Evangelho de Lucas incluiu as palavras "do Senhor Jesus" em 24:3; "Ele não está aqui, mas ressuscitou!", Em Lucas 24:6; "Do túmulo" em Lucas 24:9; e "E disse-lhes:" A paz esteja convosco! "(Lc 24:36).

Mas algumas destas variantes podem ser interessantes. Por exemplo, o texto original de Lucas provavelmente incluía a frase, suprimida no texto ocidental, "Mas Pedro levantou-se e correu para o túmulo; abaixando-se, viu os panos de linho; e ele foi para casa perguntando-se o que tinha acontecido" (Lucas 24:12), que fornece atestado independente dos discípulos sobre a inspeção do túmulo mencionado em João 20:3-10. Lucas 24:40: "Dito isto, mostrou-lhes as mãos e os pés" é, provavelmente, também original e fornece atestado independente de Cristo ter exibido os ferimentos em seu corpo ressuscitado mencionado em João 20:27. Um caso em que a maioria dos manuscritos apoia o texto ocidental mais curto é Mateus 24:49: "e outro tomou uma lança e furou seu lado, e saiu água e sangue", o qual provavelmente é interpolado do Evangelho de João.

Acho que você pode perceber que, ainda que todas as variantes acabassem sendo interpolações emprestadas de outros Evangelhos, isso não produziria nada que fizesse você perder a sua fé em Cristo. A crítica textual, longe de minar a sua fé, deve fortalece-la tremendamente. Isso nos dá grande confiança que temos o texto do original grego. Não há perigo de que o teor das histórias de ressurreição nos Evangelhos seja questionado, pelo contrário, este é confirmado pela descoberta de novos manuscritos.

William Lane Craig